segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Kappa e o Levante Imaginário

Este livro de capa tenebrosa nos mostrar um pouco porque Ryonosuke Akutagawa dá nome a um prêmio literário no Japão. Justiça seja feita, ele merece. Essa seleção de contos nos dá a oportunidade de observar vários estilos de Akutagawa. Entre humor, drama, fantasia e horror, acredito que ele se destaque mais neste último. Ele possui um pessimismo bastante moderno.

Apesar de dar nome ao livro, Kappa não é um conto que envelheceu muito bem. O país dos kappas é usado para criticar o Japão da época por comparação. Alguma coisa ou outra ainda pode ser trazida ao nosso tempo como crítica interessante, mas no geral é uma fantasia fora de moda. Ainda que tenha um final que achei interessante e nos leva a uma pergunta que não está respondida no conto. Há também um pensamento lançado quando se fala sobre nascimentos: e se fosse possível perguntar a todos que vão nascer se eles querem ou não nascer? Como seria...

Mas já os contos Os Salteadores e o Inferno são cruéis e bonitos na mesma medida. Esses dois contos são os que mais se destacaram para mim por conseguir pintar um passado onde homens são levados a crueldade por tentação ou por talento. E por piores que sejam, ainda conseguimos sentir pena deles e sentimos raiva do mundo que os criou. Não há monstros, apenas homens capazes de tudo.

No livro ainda encontramos outros contos muito bons de Akutagawa que fazem este curto livro valer muito a pena ainda que fale tanto sobre a desgraça alheia. Pode não mostrar tudo que este autor é capaz, afinal não há nenhum romance aqui, apenas contos. Mas podemos ter uma boa ideia de sua qualidade.

Nenhum comentário: