segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Por Favor, Cuide da Mamãe

Shin Kyung-Sook conseguiu me fazer sentir algo que há muito tempo não sentia com um livro: culpa. 'Por favor, cuide da mamãe' é um livro sobre uma família cuja matriarca subitamente desaparece após perder-se do marido no metrô da capital. A história é narrada em 4 pontos de vista de seus familiares, cada um nos faz perceber o quanto a 'mamãe' era o coração daquela família e sua ausência fez seus familiares começarem a perceber o silêncio.

Cada membro da família acha que é o dono da culpa e reflete na falta que a mãe faz para ele/ela/todos. Também há a reflexão sobre os motivos pelos quais cada um seria o culpado do sumiço da mãe. Mas mesmo após intensa reflexão, ainda há espaço para surpresas com a mamãe - sempre tão amada que foi esquecida por 5 filhos, agregados e marido.

Numa narrativa com intensa carga emocional, chega a ser um golpe baixo da autora escrevê-la em primeira pessoa. Toda culpa é compartilhada conosco usando pronomes diretos e não há como fugir deles.

Por fim, este é um excelente livro para pensar na família. A vontade que ele passa é de deixar de lado o cinismo por algum tempo e darmos valor a alguém que sempre esteve presente em nossas vidas (pelo menos a maior parte das pessoas). Vale a pena ser lido.

-

"O hábito pode ser algo assustador. Você falava educadamente com outras pessoas, mas suas palavras se tornavam ásperas quando dirigidas a sua esposa."

Nenhum comentário: