quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Releitura: O Hobbit

A última vez que li este livro foi provavelmente há uns 12 anos, acho. Lembro de ter gostado bastante e não muito mais que isso. Mas quando vi o trailer do filme que está sendo produzido, deu uma certa vontade de relembrar a história. Lembrava apenas de linhas gerais e de alguns eventos, mas fiquei realmente surpreso ao descobrir o quanto eu havia esquecido da história. Não apenas esqueci de detalhes aqui e acolá, mas eventos inteiros desapareceram de minha mente e muitas vezes me sentia como se estivesse lendo o livro pela primeira vez.

Tenho que reconhecer que durante boa parte da leitura fiquei imaginando como serão as cenas no filme. O que deve ser tirado e o que deve ser adicionado. Inicialmente achei 2 filmes muito para um livro de pouco menos de 300 páginas. Mas observando que nessa obra Tolkien ainda economiza bastante no estilo, dá para perceber onde e como vários nós podem ser desenrolados sem ficarem de forma alguma fora de contexto ou forçados. Acho que os anões, por exemplo, vão ganhar algum destaque maior no filme. O livro é muito sobre Bilbo Baggins, ele é quem põe todos os acontecimentos em andamento e quem tira o grupo de quase todas as enrascadas nas quais se metem. Gandalf apesar de botar tudo em movimento aparece de forma tímida aqui e acolá.

Fiquei com muita expectativa no filme que está sendo dirigido por Peter Jackson. E claro recomendo bastante a leitura deste livro. Pode não ser tão épico quanto Senhor dos Anéis, mas é mais leve e divertido. Sem contar que Bilbo é um protagonista umas 10 mil vezes melhor que Frodo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara, e digo mais, após ver a versão estendida de Senhor dos Anéis, também produzido pelo diretor, deu para ver a visão dele, e esperar boas notícias do Hobbit!
Quanto a 2 filmes serem demais para um livro de 300 páginas,
Quantos filmes seriam precisos para o Silmarillion? E quantas páginas tem?!

Valeu!

Rafael Sotero disse...

po, Silmarillion é uma coleção de histórias. Não se pode fazer um filme de tudo, mas dá para pegar várias delas e transformar em um filme.

Dois filmes não são muito para o hobbit pela forma mais simples e enxuta que ele foi escrito. Ai há muita coisa lá que pode ser desenvolvida. O mesmo não acontece para o senhor dos anéis mesmo. Não daria para dobrar cada filme, que já é bastante longo. Com certeza muita coisa ficou de fora da narração no cinema, mas não houve prejuízo maior na história e ainda permitiu um puta filme.