terça-feira, 4 de setembro de 2012

Steam Greenlight

Algumas tecnologias ou ideias são avançadas demais para o seu público. Após o primeiro final de semana do Steam Greenlight, pude ver muitos projetos horríveis e muita gente aprendendo a trollar, postando jogos de outras empresas e até mesmo pornografia e coisas racistas. Os administradores não se fizeram de rogados e procuraram sempre remover e banir quem estivesse postando coisas inadequadas com bastante eficiência. Infelizmente ainda restou o spam de projetos ruins, mas nem tudo pode ser perfeito.

Steam Greenlight é uma ferramenta do Steam para permitir que empresas ou desenvolvedores pequenos tenham a chance de apresentar seus projetos e com a devida aceitação do público, eles podem ser lançados na loja virtual. É realmente um espaço de destaque simplesmente estar na loja da Steam, pois costumo ver sempre uns 4 milhões de usuários online o tempo todo. Pequenos desenvolvedores podem também interagir com os usuários e até melhorar os seus produtos.

Fica meio claro que esses projetos deveriam estar em estágio final de produção ou prontos mesmo. Mas muita gente entendeu que o espaço era uma espécia de lista de discussão de projetos e chegaram a postar ideias apenas e conceitos artísticos. Outros não possuíam uma boa noção de preço e já projetavam 5 dólares por jogos completamente horríveis. O que me fez achar bastante divertido negar e aceitar jogos durante horas, pois num piscar de olhos mais 700 projetos foram postados.

Era bastante claro quando o desenvolvedor havia gastado seu tempo produzindo algo que prestasse. Outros caiam no mau gosto outros vícios, mas no geral a experiência de poder ver tantas ideias e projetos lado a lado tentando ser vendidos é interessante. Ponto para a Valve pela ideia e ponto para todos os jogos criativos e bem desenvolvidos. Merecem o espaço que espero que consigam.

Nenhum comentário: