quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Natal com Jane Austen

Muitas autoras brasileiras fazem a credibilidade das escritoras cair por terra. Clarice Linspector e Cecília Meireles lembram tudo aquilo que deveria ser esquecido pela literatura. Mas vá lá, ainda têm um pontinho devido à vanguarda modernista, ou melhor, a vanguarda tem um ponto, elas não. Nem tudo que é novo é bom.
Uma demonstração dessa verdade é o livrinho que li de Jane Austen. Ela já é bem velhinha, ao ponto de já não estar mais entre nós já há alguns anos, já o livro é mais novo. É um daqueles livros brancos de coleção da Abril Cultural que pode ser encontrado em qualquer lar largado pelos cantos mais diversos da casa. No meu caso acabei achando-o por trás de uma fileira de livros mais antigos, agora como ele foi parar lá certamente daria um romance. Mas voltando ao ponto, coisa da qual eu não deveria ter me afastado, Jane Austen é velha e é ao mesmo tempo boa. Melhor do que boa até, ela consegue ser ótima com uma história apaixonante de um clássico amor liberal inglês do século XVIII (ou seria XVII?). Penso que muitos autores de novela até hoje se contorçam de ódio a Jane Austen por ela ser tão melhor do que eles. Por causa disso a já citada coleção da Abril Cultural entrou com uma relativamente nova contra-capa do livro que levaria até o melhor leitor a desistir do intento de lê-lo. Aqui vai, mas não se frustem por causa desse pequeno mal exemplo de contra-capas:
“A permanência de Charles Bingley no pequeno condado Hertfordshire causa inquietação entre as moças solteiras da região. Rico e refinado, Charles é uma espécie de futuro marido ideal para as famílias locais. Apaixonado por uma jovem de origem modesta, seus sentimentos são contraditórios: oscilam entre o Orgulho e Preconceito de sua classe social. Retratando a vida provinciana no século XVIII, Jane Austen conseguiu criar um clássico da literatura inglesa”.

Não é preciso dizer porque Jane Austen merecia algo melhor. Será que não dava para fazer contracapas dignas dos livros do passado, ou é tão difícil ser novo sem ser ruim?

......

Vou fazer alguns posts meio fora de tempo, mas que não devem ser esquecidos.

Nenhum comentário: