sábado, 3 de março de 2007

Clássico Over Rated?

Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho são bons? São. Mas não é metade do que dizem por aí. Sem dúvida é uma viagem muito louca para lugares onde a ordem é o que não tem ordem(ou seria o contrário?). Há também muitos personagens muito caricatos, como o Chapeleiro Maluco, a Rainha descabeçadora, o Gato que ri e desaparece e por ai vai. Personagens que ficaram famosos, aliás, pelo belo filme que a Disney fez, misturando um pouco os dois livros, mas seguindo no geral o enredo de O País das Maravilhas.

As imagens e cenários são tão caricatos que parecem que foram pensados, anotados e no fim compilados numa mesma história sem continuidade. O que vale é a loucura. A loucura da imaginação da menina mais centrada com 7 anos que irá existir. Ela faz jus aquela história que dizem: "Os ingleses já nascem velhos". Eu diria que Alice nos seus 7 anos tem pelo menos uns 15.

No fim, toda a viagem sobre loucura, mudanças pessoais e identidade termina num sonho... talvez o fato de tudo ser um sonho fruste nossas espectativas de que tal lugar maravilhoso exista, mas creio que poucas pessoas sonham de forma tão fantástica como Alice. Penso que ai esteja o tchan da história.

Como foi dito em Orgulho em Preconceito: "Solte as rédeas da sua fantasia e entregue-se à sua imaginação, para vôos mais arrojados".

Já Através do Espelho é um pouco diferente. Ela entra no Espelho e acorda na frente do mesmo. Toda sua aventura através do espelho não é um sonho, mas também não deixa de ser um. É como se por um segundo ela tivesse vivido horas naquele país do lado de lá.

Também há muitos personagens caricatos. Como o Cavaleiro Branco e o Humpty Dumpty, entre outros. Mas dessa vez o roteiro é mais linear. Ela vai atravessando um tabuleiro de xadrez até chegar na oitava casa, onde Alice é coroada. Claro que é um tabuleiro muito louco que de repente sai mudando as formas e os lugares. Mas Alice sai acompanhando as mudanças, ao contrário do primeiro livro, onde ela quer mudar para atingir certos fins.

Mas chega de introspecções e filosofias. Basta saber que são dois livros muito loucos, que ficam entre o bonito e o engraçado. Um clássico infantil, sem dúvida. Mas talvez não seja tão infantil assim. Vale a pena ler e reler.

ps: Aconselho a versão inglesa, pois Lewis Carroll faz muitos trocadilhos que se perdem na versão portuguesa. Fora as músicas e os poemas que são impossíveis de se transferir em rima e verso. O parte do Humpty Dumpty mesmo, perde totalmente o sentido se trazida ao português. Enfim, é um clássico da literatura inglesa e como tal ele deve ser lido em inglês. Quem não souber, aprenda para ler.
pps: Por que eu disse que eles não são nem a metade do que dizem? Porque tem gente que simplesmente idolatra esses livros. Eles são bons, mas não merecem idolatria. Ou seja, roubando a expressão do garoto singelo, ele é well rated.

Citações:
- Alice's Adventures in the Wonderland
"All right," said the Cat; and this time it vanished quite slowy, beginning with the end of the tail, and ending with the grin, which remaind some time after the rest of it had gone.

"If you knew Time as I do", said the Hatter, "you wouldn't talk about wasting it. It's him".

- Through the Looking Glass
The Red Queen shook her head. "You may call it "nonsense" if you like." she said, "But I've heard nonsense, compared with which that would be as sensible as a dictionary!"

"It's a poor sort of memory that only works backwards," the Queen remarked.

And certainly the glass was beginning to melt away, just like a bright silvery mist.
(qualquer semelhança com Matrix, não é mera coincidência)

Nenhum comentário: