segunda-feira, 12 de março de 2007

Para medir desse jeito, nem precisava...

A Medida das Saudades é um livrinho escrito por Geraldo Pereira, médico e professor, que parou no tempo e considera uma coisa surpreendente as facilidades de um computador, apesar de achar mais romântico o velho manuscrito. Enfim coisas que só podem ser vistas em livro de Editoras Universitárias...

É realmente muito chato quando algum conterrâneo seu consegue espaço para publicar algo por meio da editora universitária e aproveita isso para fazer um livro de crônicas de jornal. Pior, é um livro de crônicas sobre um passado do qual apenas uns fósseis restaram (okay, não vamos ser tão exagerados. Mas é preciso fechar os olhos e ter uma boa memória para se lembrar daquilo que ele fala). Pior, alguém deve ter dito que o primeiro texto estava bem escrito e acabou forçando o autor a fazer todo o resto igual. Ou pior, achar que "dez bolas de soverte a um real/ tragam a vasilha / tragam a vasilha / é o sorveteiro barateiro" é menos poético e pior sonoramente que um "xeeeeeeeeeeeeera / olha a macaxeira boa". It makes me sick.

Mas tudo bem, há sempre algum regionalista bicho-grilo cheio de saudades que lê jornal esperando ver essas coisas do passado deles, ou que pelo menos eles acham que foi deles. Boa leitura para esses.

Que venha Fitzgerald ou Hesse!

Nenhum comentário: