terça-feira, 20 de março de 2007

Raise High the Roof Beam, Carpenters and Seymour: An Introduction

Pra cima com a viga, moçada e Seymour: uma introdução são dois contos que compõem um livro estranho. Basicamente o primeiro tem um título que não faz o menor sentido. Trata do casamento de Seymour e todas as confusões que decorrem delepor parte de seu irmão Buddie. É uma história sobre o Seymour, mas sem a sua aparição. Um livro meio estranho com um grupo meio louco que discute sobre Seymour e sobre o passado dele e de sua família. Foram sete irmãos gênios na infância e isso aparentemente os deixou meio estranhos para com o mundo.

Uma curiosidade desse primeiro conto é que todos os irmãos tiveram oportunidades de estudar e se formaram, aparentemente, mas apesar disso três deles pelo menos (Seymour, Buddie e Booboo) entraram no exército por algum motivo não muito bem esclarecido, mas parece que foi por opção própria. Sinceramente não entendo porque alguém que estudou qualquer coisa entraria no exército por opção própria, mas releva-se. Eram tempos de guerra.

Já Seymour: uma introdução é uma outra história sobre Seymour sem a sua aparição contada novamente pelo seu irmão Buddie. Só que desta vez ela ganha um caráter de ensaio sobre Seymour. Chamem-me de conservador, mas fazer ensaios sobre irmãos não é lá uma atitude normal. Mas até que aparecem umas frases legais e umas viagens interessantes. Mas nada digno de citação.

Enfim, não acho que essa minha introdução a J. D. Salinger foi muito produtiva. Deveria ter procurado uma edição decente de Catcher in the Rye (Apanhador no campo de centeio) mesmo. Pelo menos esse me disseram que é bom.

Nenhum comentário: