segunda-feira, 14 de maio de 2007

Boo Boo, gentlemen!

Um dia Daniel Defoe acordou e disse: "ei! Vai que isso é verdade! Afinal são pessoas de reputação imaculada e cuja honestidade não se pode duvidar. Só pode ser verdade". Assim ele juntou um grupo de contos reais e alguns que achou divertidos, porém falsos em um pequeno livro com nome bem sugestivo: Contos de Fantasma.

Os fantasmas são os mais diversos possíveis. Vão desde gasparzinhos camaradas às representações do próprio diabão pregando peças em inocentes e culpados. Particularmente gostei mais da história de Hind, o quase Robin Hood (só não distribuía o que roubava entre os pobres), recebendo um aviso light do malvadão. Light, mas suficiente para fazer o meliante encher as calças e a pensar na sua vida.

Aliás, a polícia deveria usar aparições no combate ao crime e na manutenção da justiça. As aparições inglesas parecem ter um know-how extenso no assunto que poderia nos ajudar. Mas infelizmente aparição no Brasil só de bicho da selva e daquelas coisas que "baixam" nas pessoas pra beber, fumar e dançar. Essas não ajudam muito. Nisso que dá viver num país onde até mesmo os fantasmas são subdesenvolvidos. Mas chega de viagem!

Enfim não há muito o que dizer. Apenas que vale a pena perder 30 minutos lendo (é impossível demorar mais, exceto em casos de analfabetismo), pois o livro é mui bonzinho.

Nenhum comentário: