segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

The Wizard of Oz

Quanto chão precisamos andar para conseguir aquilo que buscamos? Nos tempos do Google essa pergunta perdeu muito de sua força. Mesmo assim ainda podemos tentar pensar em quantas paisagens alguém que procure um coração, um cérebro ou coragem vai precisar percorrer. E pior, onde diabos fica o Kansas? Dá para chegar lá de Ônibus? Google Maps?

The Wizard of Oz conta a história de como Dorothy foi levada por um furacão até a terra encantada de Oz. Lá ela vai em busca de uma forma de voltar para casa. Pelo caminho Dorothy encontra três companheiros, um lenhador de lata, um espantalho e um leão covarde, cada um em busca do que seria o mais importante para si. E a partir daí o grupo segue em aventuras que quase todos já sabemos e/ou já vimos nos cinemas ou adaptações.

O livro de L Frank Baum não tem nada de surpreendente (a não ser o autor que ninguém conhece) porque todo mundo já sabe o que vai se passar. Mas nada o impede de ser um belo conto de fadas com tudo o que as crianças gostam (ou pelo menos deveriam gostar se fossem saudáveis). Aliás, a proposta do autor era exatamente essa em sua introdução.

Enfim, mesmo sabendo de tudo que virá, realmente vale a pena ver como a pequena Dorothy e seus companheiros exploram a fantástica terra de Oz (o Grande e Terrível) e nela encontram a moral da história.

Nenhum comentário: