quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

The Chronicles of Narnia - pt 2

Aviso logo que esse vem com Spoilers. Se bem mais em relação ao filme do que em relação ao livro.

Prince Caspian
O fantástico mundo de Narnia foi invadido por humanos cruéis, orgulhosos e covardes. Nesse ambiente conhecemos o jovem Caspian que em seus estudos é apresentado às criaturas das antigas histórias. Todas desapareceram, mas nem por isso foram esquecidas. O jovem tinha sua vida pacata como o príncipe herdeiro de Narnia (só lembrei do he-man e seu gato guerreiro). Até que um dia o filho de seu tio, o rei Miraz, nasce. Narnia era pequena demais para dois herdeiros.

O encanto de Caspian (e o destino) pelas criaturas acaba levando-o até elas. E juntos, eles lutam para tentar fazer que a Narnia seja fantástica mais uma vez. Mas se há séculos as criaturas em seu esplendor haviam sido derrotadas, como poderiam vencer agora?

É ai onde entram as quatro crianças inglesas. Elas são os reis dos tempos de ouro de Narnia que vão lutar contra monstros japoneses gigantes para que os ideais da verdade e da justiça sejam retomados. Mesmo para eles, essa batalha não será nada fácil.

Esse livro teve uma adaptação feita ano passado para os cinemas (também Disney). Eu até tinha achado legal e emocionante na época, mas quando finalmente li fiquei decepcionado. A Disney não adaptou. Ela deturpou a história. Criou situações e problemas que não existiam. E a questão da moral foi deixada de lado no filme. Não há a crença que traz a vitória no final no livro. Falando em final, o livro propõe uma espécie de dilúvio que purifica a raça corrupta dos homens. O que aparece no filme parece uma piada diante disso.

Enfim, como perdão dos spoilers, este é um livro que mostra que talvez a Disney não esteja tão respeitosa na questão da moral cristã presente no livro e que sem isso alguns livros mais na frente serão impossíveis de ser adaptados. Mas que se faça a vontade de Aslan e vamos ver no que dá.

Um ps: a Disney por algum motivo aleatório decidiu envelhecer os personagens além da conta, o que vai ficar meio feio mais pra frente. Ah, e também inventaram um romance totalmente sem sentido que parece que vai feder no próximo filme.

Nenhum comentário: