terça-feira, 7 de janeiro de 2014

On the Road

Livro repleto de descrições de paisagens, ambientes e personagens. Tantos que nos perdemos com facilidade na estrada e viagens que o narrador Sal Paradise descreve. Mas este não é um livro sobre o que o Sal pensa, acredita ou deixa de acreditar. Na prática, acaba sendo um livro sobre um outro personagem: Dean Moriarty.

E o que esse Dean teria de especial? Ele é louco e vive uma vida louca. Pelo menos é isso que achamos inicialmente, mas no decorrer do livro podemos entendê-lo melhor. Mesmo assim algo não vai mudar nunca na opinião que temos dele: ele é louco, mesmo que tenha razões para isso. Sal Paradise possui uma adoração por ele quase como se fosse um profeta dos hipsters e bums. Dean aproveita uma vida de impulsos e claro que isso nem sempre é legal ou saudável para os amigos.

Nas viagens de Sal Paradise também observamos como toda a gangue vai se acalmando e arranjando um lugar ao sol cada um a sua vez. Até o próprio Sal parecia ter encontrado seu canto, mas o Dean sempre esteve lá, quase um monumento àquilo que todos haviam sido um dia. Porém ele é egoísta, pensa no próprio estômago e na própria diversão, por mais que adore os amigos é capaz de deixa-los ao léu e resolver seus próprios assuntos. Mas quem não é egoísta? 

No ponto de vista das viagens, tudo parece realmente muito interessante e arriscado. Sair de uma costa a outra dos EUA portando apenas 20 dólares parece algo completamente insano e definitivamente é. Mas há algo de atrativo nessa insanidade. Os lugares por onde passam e as dificuldades também. Tudo parece ganhar uma cor especial. Não é um simples subir no ônibus e dormir até chegar.

Por essas e outras, essa obra de Jack Kerouac acaba sendo uma boa leitura. Talvez até um bom desafio para quem possua um carro e a conversão de 20 dólares para os valores de hoje. Afinal, estradas não faltam por ai e todas elas devem possuir muitas histórias a se contar.

Nenhum comentário: