quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

E Depois

Em mais uma obra que reflete as mudanças da era Meiji no Japão, Natsume Soseki nos apresenta um protagonista peculiar. Daisuke é um homem no mínimo mal acostumado. Não possui mais vergonha alguma de ser sustentado pelo pai aos 30 anos de idade e nem acha vergonhoso passar o dia sem ter absolutamente nada para fazer. Ele vive entediado, mas acredita que estaria se rebaixando a algo menos que humano se por acaso precisasse trabalhar pelo seu próprio sustento. O destino foi muito gentil com Daisuke.

Tudo que seu pai e seu irmão queriam era que Daisuke escolhesse alguém como esposa para que finalmente a desonra que ele representava fosse dirimida de alguma forma. E não era como se ele precisasse casar com qualquer pessoa. Daisuke poderia se casar com qualquer pessoa que quisesse, mas opta por tentar deixar tudo para amanhã. É um personagem que leva ao extremo a esperança de que o seu Eu do futuro resolva todos os problemas.

'E Depois' é uma leitura agradável de um personagem que recusa a dobrar seus joelhos diante de uma sociedade em transformação. Seus motivos podem não ter tão nobres, mas não deixa de ter os seus fundamentos. Mas mesmo um poço de racionalismo egoísta como Daisuke ainda pode estar sujeito a certas peças do mesmo destino que o agraciou com uma boa vida até os 30. Uma leitura muito boa que me ajudou a lembrar porque eu havia gostado tanto de ter descoberto por acaso Soseki numa dessas bibliotecas de universidade.

Nenhum comentário: