quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Mudança

Nunca havia ouvido falar em Mo Yan até ele ganhar o nobel em 2012. Pareceu um daqueles muitos prêmios dados para que a academia fingisse que há escritores na Ásia. O que os velhinhos que dão o prêmio Nobel talvez não saibam é que realmente  há muitos escritores na Ásia e por que dar destaque a um só? O que teria Mo Yan de especial?

Mudança é um relato autobiográfico do autor sobre vários momentos de sua vida e em como ele viu a China mudar de um Estado agrário ao que é hoje. Ele observa as mudanças culturais permitidas pela mobilidade de classes e pelas imposições do governo. Também observa como algumas coisas nunca mudam, como por exemplo a mania dos chineses de utilizarem o máximo de Q.I. (quem indique).

Mesmo assim é um bom livro para ver um período no qual pensamos que a China era composta por maoistas e comunas. E não de um ponto de vista solto ou irresponsável, mas de alguém que viveu tudo aquilo. A vida do autor é longe de ser perfeita, mas nos dá uma boa imagem do que foi a China no período em que migrou da tirania do tio Mao para o que é hoje. 

Além disso, é interessante ver certas pessoas da vida do autor influenciarem a sua criação de personagens. Até nos dá curiosidade em ler outros livros dele só para ver como são esses personagens. Enfim, é um bom livro, talvez um pouco caro para o preço, mas é bom. Só não deu para ver o que ele fez para merecer um Nobel nesse livro, but then again, é só um relato autobiográfico mesmo...

Nenhum comentário: