domingo, 12 de janeiro de 2014

The Kite Runner

É possível odiar um protagonista e seguir lendo um livro até o final? Facilita quando este protagonista é cercado de personagens adoráveis. E The Kite Runner é recheado deles. Acho que até um semi-vilão é adorável, porque é um vilão à moda antiga. Daqueles bem loucos, cruéis e sem redenção. Dá para odiá-lo com facilidade e ele está lá para isso mesmo.

A história começa num Afeganistão pré-guerras e mostra como as realidades daquele povo mudou ao longo dos anos. À semelhança do que aconteceu em outros lugares como China e Rússia, as diversas guerras que afetaram o Afeganistão ao longo de 3 décadas foram responsáveis pelo fim de uma cultura. Um país que sofreu tantas mudanças em tão pouco tempo parece tão perdido quanto o protagonista do livro.

Mas não podemos culpá-lo. Amir cresceu em um lar próspero e à sombra de um grande homem, o seu "baba". Teve uma infância animada e livre de certas preocupações. Mas não quer dizer que tenha sido completamente livre de culpas. Alguns dos seus atos nos dão nojo, mas ao logo do tempo tentamos perdoa-lo. Afinal, ele era apenas uma criança e todas as crianças possuem uma inocente crueldade. A partir daí, o que se segue é uma busca de esquecimento e de redenção. E que busca... A história que ela gera é sem dúvida bela.

Portanto The Kite Runner é um livro com uma história simplesmente linda. Daqueles que é difícil parar de ler e não se encantar com os desenrolares. Uma ótima forma de começar o ano.

Nenhum comentário: