sábado, 17 de maio de 2014

SuperFreakonomics

Tentar ser didático com conceitos chatos e ver economia em lugares inusitados. Basicamente, essa é a proposta deste livro. Em alguns pontos os autores conseguem ser bastante didáticos, em outros acabando falando de temas que facilmente levantam sobrancelhas, mas de modo geral eles conseguem atingir o objetivo de forma agradável. Mesmo assim, ainda é mais fácil ver esse livro como um livro de curiosidades com algum humor perverso aqui e ali.

De modo geral, este livro acaba sendo um bom ponto de partida para aumentar a visão de alguns tópicos aos quais não dedicamos muitos pensamentos. Por exemplo: prostitutas, aquecimento global, sistema de saúde e afins. Em diversos momentos encontramos polêmicas, mas a intenção nunca é ficar batendo na tecla "oh meu Deus como sou polêmico", mas tentar de algum modo analisar a situação e até propor soluções.

Por fim, pode-se de dizer que é uma boa leitura. Só não vale achar que ler este livro torna qualquer pessoa um economista. Também não vale acreditar que todas as soluções apontadas são válidas e simples como os autores sugerem. Mas com algum bom senso é possível tirar bom proveito de sua leitura.

Nenhum comentário: